O que temos feito com a nossa existência ?

Estamos falidos quando falamos em conceitos em geral, sejam eles políticos, econômicos, familiares, de relacionamentos, etc.
E o que temos feito da nossa existência ? Só uma passagem inútil, à qual buscamos somente satisfazer às nossas vontades e anseios e que não contribuem de forma alguma para a vida de ninguém.

sábado, 23 de outubro de 2010

Relationchips

Bom, é muito complicado falar sobre relacionamentos de uma forma que me deixe tão livre para dizer o que eu quiser.
Pode ser que eu fira muitos valores, ou que  vá contra muitas crenças (não religiosas, mas aquelas crenças que só temos para nós e para mais ninguém).
Mas acontece que o que vivemos em relacionamentos hoje (em geral), é muito pequeno. Nunca paramos para pensar o porque não têm de ser diferente.
Por que é que TEM de ser assim.

Digo e repito para quem quiser ouvir que os relacionamentos estão todos errados.
Primeiro, porque eles estão limitados a funções e papéis delimitados por conceitos específicos.
Por exemplo.
O Pai.
O pai, em geral, precisa ser o membro da família que tem ciúmes das filhas, ensina os filhos a fazerem xixi, cuida das contas e da família (e não vou nem dizer a parte biológica, que é o que mais me frustra).
No caso de pais separados, o pai é o que sai de casa, geralmente não leva os filhos, mas que aos fins de semana e feriados os busca para passear. Ah , sem esquecer da pensão alimentícia.
Porém, quando as características de algum pai fogem do que é pedido pela sociedade, então os filhos se revoltam, a mãe vive a difamá-lo e aparecem muitos problemas para ambos os lados.
Mas então, eu pergunto a vocês:
QUEM FOI QUE DISSE QUE O PAI TEM DE SER DAQUELE JEITO ?
Por que é que o pai não pode ser igual ao meu (um dia postarei um resumo da vida dele, que é muito interessante), que morou em outros estados várias vezes, mas que sempre voltou, nunca me auxiliou financeiramente, e também mal mantinha contato, mas nunca deixou de me amar.
Demorou muito para eu aceitar que a natureza de meu pai é esta, e por isto eu não poderia esperar que ele fosse ser este padrão de filmes americanos que saem com a filha para o cinema.
Ele me levaria, se eu pedisse. Mas eu nunca pedi.
Cheguei a fingir que não tinha pai. A ser rude com ele em momentos ruins, porque não o aceitava.
E mesmo assim ele me aceitou.
Não estou aqui para ficar desabafando, quero que percebam, através deste exemplo, que meu pai não deixa de ser um bom pai só porque não está comigo todos os fins de semana e porque não fica me ligando o tempo todo. Porque toda vez que eu preciso de um BOM conselho, ele é muito melhor e MUITO mais livre para me responder, sobre QUALQUER coisa, não importe qual.
E então, além do pai , temos muitos outros exemplos de perfis estipulados para desempenharem determinados papéis, que supostamente seriam para fazer a vida das pessoas completas e felizes.
Mas acontece, que cada pessoa é de um jeito e acha que deve agir de uma forma. Mas estes conceitos influenciam as pessoas a pensarem que estes seres diferentes estão errados, ou que são ruins e até chegam a mal interpretá-las.
Dentro de relacionamentos sociais também, como os amigos, como os namorados, maridos, sogras e afins.

Acontece, que limitamos à tristezas e brigas os nossos relacionamentos quando :

  • Somos bons, somos fraternos ESPERANDO que eles também sejam - Cada pessoa tem um ponto de vista, cada um age, e demonstra o que sente e tenta fazer o outro bem, da sua maneira. 
  • Esperamos que ajam de qualquer forma que seja, por exemplo, que tragam flores, que lembrem de ligar no aniversário, que façam festas surpresas, etc. - Para começar ninguém é telepatista, depois, de alguma forma, todas estas situações são situações inventadas pelos meios de comunicação e industria, para consumo, portanto, não são importantes.
  • Medir erros, defeitos, problemas e etc. - Cada ser é de um jeito, não cabe a nós dizermos a eles o que são. Criticas construtivas são importantes, para que haja um crescimento do ser, tanto o seu, quanto do seu companheiro (em todos graus, familia, amigos, cônjuges, namorados, ficantes, e bla bla bla)
  • Não acreditar que ele possa ser melhor a cada dia ( e este é o pior ) - sofremos mudanças dirariamente. Não importa quais. E de todas estas mudanças, é impossivel acreditar que pelo menos uma não tenha sido para o bem.
E por fim, não entendermos que se alguém escolheu ser sincero, ser pleno em amor, cuidar, viver, compartilhar ,  AMAR, VOCÊ ! (não importa mais uma vez em que tipo de relacionamento) é porque decidiu ou porque já nasceu sabendo disto e então não fará coisas por mal. Não será ruim. E portanto não há motivos para discutirmos sobre certas decisões, sobre pedidos, sobre escolhas e tudo o mais (desde que estas decisões, pedidos, escolhas não tragam a submissão).
E também, se erram, aonde está o dever de não errar ?
Ninguém é perfeito. A sociedade só chegou ao ponto em que está por conta desta caracteristica.
Então que passemos a aceitar os membros que fazem parte do nosso ciclo social, e que junto , cresçamos com eles.

2 comentários:

  1. nossa esse é um tema realmente incrivel de se tratar ele nao terminara com finais felizes ou sei lá como na propaganda da sadia mais com experiencias de muitas pessoas de muitos filhos, crianças, netos, inimigos e amigos entre outro laços familiares.Relacionamentos, amizades sao o fruto das experiencias felizes ou nao, para todos é o começo, o fim e o meio. se as pessoas nao tiverem nenhum tipo de relacionamento eu acho que elas nao saberam lidar com nada nao passaram de matéria desnecessaria nesse vasto universo pelo menos no Meu conceito de condiçao de ser humano,a sua experiencia relatada do seu relacionamento com o seu pai é um exemplo disso eu nao sei se voce pensa assim mais talvez com isso voce possa aprender a constituir a suas emoçoes e seu carater ( eu nao quero me meter na sua vida e nao quere fazer qualquer tipo de objeçao ao seu texto) somente como um exemplo mais perto de você, assim como as relaçoes que eu tenho todas foram, seram e são necessarias boas ou ruins elas nos deixam mais fortes ou podem te deixar enfraquecer mas se vc observar alguma coisa vc aprendeu com elas seja ser mais duro ou mais compreensivo você aprendeu alguma coisa acrescentou alguma coisa e de alguma forma ou de outra essa é a finalidade de RELACIONAMENTO, Familias felizes perfeitas,sadias eu nao sei se você encontra por ae mas concerteza elas sao ilusoes que a Sadia quer que você compre com a propanganda de manteiga, mas tambem familias infelizes e com brigas nao sao a pior coisa do mundo é bem melhor voce ter uma familia que nao se entende mais que deixa isso claro, pelo menos alguma hora ela como familia vai encontrar um jeito de se estabilizar do que aquela familia perfeita e ilusória que na realidade nao existe nem um pingo de emoçao e demonstraçao de afeto, seja voc~e quem for nao pense que as suas brigas com seus pais,irmaos namorado(a) sejam a ultima memoria,lembrança que você irá ter pois realmente em algum momento você vai lembrar que estava errado o tempo todo.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, vivemos influenciados por emoções, sentimentos situações e dependemos dessas caracteristicas das outras pessoas para que haja um relacionamento. E infelizmente, o que mais existe em relacionamentos hoje em dia, é o egoísmo. As pessoas se baseiam nelas mesmas para mover, tomar decisões e não pensam no bem comum. Acho que é esse o maior problema.

    ResponderExcluir