O que temos feito com a nossa existência ?

Estamos falidos quando falamos em conceitos em geral, sejam eles políticos, econômicos, familiares, de relacionamentos, etc.
E o que temos feito da nossa existência ? Só uma passagem inútil, à qual buscamos somente satisfazer às nossas vontades e anseios e que não contribuem de forma alguma para a vida de ninguém.

sábado, 23 de outubro de 2010

Declaração

É. Não vim fazer uma declaração de amor.
E muito menos vim fazer EU uma declaração.
O que irei postar, é bem mais uma denuncia, de meu mestre de Yoga, que só reafirma o ultimo post que eu fiz.

Caros Amigos,
fui a uma reunião de pais e mestres ontem e entrei, depois de muitos anos, em uma escola estadual - aqui em Itanhaém. Quase chorei ao entrar na sala de aula do Marcos, meu filhoespiritual, que mora novamente comigo.
Vi uma sala totalmente depredada, parecendo mais abandonada do que o local onde 63 - sim, eu escrevi realmente 63 - adolescentes se espremem para estudar, com uma televisão engradada que, segundo o Marcos - número 62 da sala -, fica na maior parte das vezes ligada - sim, ligada, passando novela da globo - durante as aulas, com a lousa e as paredes estouradas, as janelas fechadas com papel (sim, com papel, pois vidro acho não há), as carteiras arruinadas e - e aqui vem o pior - com professores que não sabem sequer discernir o que as perguntas das apostilas querem (não vi os professores, mas o Marcos pede sempre ajuda com suas apostilas e, pelo que ele responde e pelo que os professores aceitam como resposta, dá pra ver qual o nível em que ambos estão - salvo exceções, claro - ainda bem que há sempre ótimas exceções entre os professores, que salvam os garotos e garotas da ignorância total).
Aí, uni essa visão aterradora à vários emails que tenho recebido denegrindo o governo atual porque criou o bolsa isso, bolsa aquilo e beneficia famílias que depois se aproveitam destes benefícios para não trabalhar ou não levar a sério a educação dos filhos.
Pensei... bem, aqui e no estado a partido que governa e diferente do governo central... mas, acho que a atitude do governo federal está, acima de tudo, correta. Já é tempo de dividir esse bolo imenso, formando por bilhões de reais em superávits e impostos pagos e realmente dar dinheiro a quem precisa (é lógico que está lógica precisa de ajustes, mas o princípío em si está corretíssimo). Pensei então no governo que governa esta cidade - itanhaém - e o estado de SP e a cidade de SP (há pelo menos 20 anos... credo). E vi que, o que eles prometem em saúde e educação e o que realmente há (vide visão de sala de aula descrita acima) representam anos luz de descaso e promessas em falso... e só tenho a dizer que, se as famílias agem com o dinheiro ganho e com suas crianças como agem, não é por culpa do dinheiro que chega, digamos - de forma bem simplificadora - fácil às suas mãos... o culpado não é esse dinheiro, retirado do salário de quem trabalha. O culpado é o nível em que chegamos na estrutura familiar, no uso das drogas, na instituição escolar e naquela que cuida da saúde, por culpa de governos que realmente não se importam com o que acontece às pessoas.
no final, cheguei à conclusão de que as pessoas estão cada vez mais egoistas. Elas preferem votar em um serrote que come os salários com impostos para jogar esses impostos em benefícios a impresas e bancos que somente se beneficiam a si mesmos do que votar em uma baleia que engole impostos, mas que ao menos repassa um pouco deles a famílias totalmente depauperadas em sua dignidade...
eu não irei votar... acho que as pessoas deveriam fazer isso também, pois acredito cada vez mais que as instituições políticas estejam falidas. Contudo, se vc vai votar, pense no que escrevi e que não é simplesmente um email repassado (como o que segue abaixo). Fui professor do estado (escrevo em letra minúscula propositadamente) há uns 20 anos e desisti já naquela época por que vi no que iria dar. Hoje sou professor de yoga e acredito que minha escolha tenha sido correta, assim como acredito que minha posição, digamos, política, seja também correta pois abre espaço para novas soluções ao invés de tentarmos consertar algo que há séculos se mostra ineficiente.
um abraço e bom final de semana para vocês.

Espero que vocês reflitam sobre o assunto, e percebam em quantos erros pensamos e cometemos, e no quão submissos nos tornamos.
Somos filhos da ignorância hoje. E não podemos deixar que isto continue !

2 comentários:

  1. É não podemos deixar que isso continue mais....
    Pensando bem é mais valido dar dinheiro a famílias que realmente estão precisando do que engordar os bolsos dos políticos, mais cara todo esses bolsa disso bolsa daquilo não seriam necessários se desde já os que se dizem representantes do povo(politoCUS) investissem na educação afinal se houvesse pessoas com uma educação boa, grande parte da população não estaria, nesses pontos críticos que os números apresentam mas é claro que um povo inteligente e culto por assim dizer não é válido para o governo e então temos uma grande contradição e hipocrisia
    Ou seja, investir na pobreza?
    Ou numa educação?
    gostaria muito de saber o que se passa na cabeça das pessoas e se elas realmente pensam nessas questões ou se ainda alguma delas é levantada questionada ou debatida e rezo para que sim, porque se nenhuma delas forem levantadas nada poderá ser feito , eu não sei a solução ou as medidas para serem tomadas mas com certeza se houver alguma eu gostaria de saber porque do jeito que está não dá pra ficar parado esperando um 2012 aparecer temos que fazer alguma coisa e pra essa coisa funcionar questione a si mesmo:
    VOCÊ ACREDITA EM UM FUTURO MELHOR?
    O QUE FARIA SE PUDESSE MUDAR ISSO?

    ResponderExcluir
  2. Bom, mudando só UMA coisa do seu comentário, da seguinte frase : "porque se nenhuma delas forem levantadas nada poderá ser feito ". Eu acho que não é nada que não poderá ser feito, mas de nada adiantará fazer alguma coisa.
    Sim, acredito em um futuro melhor. Porque de uma forma ou de outra estamos aqui para buscarmos o crescimento. Estamos realmente em um mundo em que os governantes têm buscado, não colaborar com o povo, mas sim todas as formas possíveis para massificá-lo e logo, manipulá-lo.
    Então, acredito que é possivel haver um futuro melhor, desde que haja mudanças, visão, conhecimento e vontade !
    O que eu faria ?
    Primeiro, eu me pergunto O QUE EU FAÇO.
    E ai me vejo feliz e ao mesmo tempo não, porque faço minha parte, sou a mudança que quero para o mundo, e tambem não a faço, porque ainda preciso crescer muito e renunciar a desejos, vontades, coisas que a sociedade me induz a sentir.

    Bom, O QUE EU FAREI PARA MUDAR QUANDO PUDER ?
    Eu buscarei de todas as formas trazer alguma mudança para a educação, primeiramente. Depois o que estiver ao meu alcance será 'lucro'. Mas, eu já dou aula, e vou prosseguir fazendo o mesmo. Depois também, posso escrever, movimentar pessoas etc.
    Me envolver com politica ? Acho que não. A não ser que desenvolva muito estomago para aguentar o nojo que é!

    ResponderExcluir