O que temos feito com a nossa existência ?

Estamos falidos quando falamos em conceitos em geral, sejam eles políticos, econômicos, familiares, de relacionamentos, etc.
E o que temos feito da nossa existência ? Só uma passagem inútil, à qual buscamos somente satisfazer às nossas vontades e anseios e que não contribuem de forma alguma para a vida de ninguém.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

É, estava estudando para os proximos vestibulares, geografia , e toda vez que leio (as mesmas) matérias sobre sociologia, fico gravida de ideias (roubei a expressão do Nietzche).
É que fiz uma pequena visão do quanto perdemos nestes seculos, desde o XVII.
Aliás, perdemos o que já não tinhamos.
Mas perdemos mais.

E históricamente, existiram muitas pessoas que de alguma forma fizeram previsões (exatas) dos dias atuais. Os caras que eu mais amo, são Karl e Engels , é claro que não o socialismo deles, mas sim eles.
Primeiro porque, eles mesmos sabiam que a sua teoria era falha, mas acredito que eles criaram como uma forma de chegar no ponto : O ponto quente das fumaças das fábricas novas que estavam surgindo e trazendo com elas uma espécie de evolução (lembrando que evolução é a partida de um ponto a outro, não necessariamente benéfica). Uma evolução que escravizava e manipulava, e que ninguém disse, mas que foi uma ditadura camuflada.
Então, Marx propôs uma ditadura do proletariado, mas imagino eu, que ele foi ingênuo ao a propor, porque, dentro das fábricas, poucos são os que querem igualdade. Eles querem mesmo é ganhar o dinheiro com o trabalho vendido e poder viver, e se tivessem a oportunidade, claro que seriam ricos e poderosos, e não iriam querer saber de criar uma frente igualitária.
Pois este foi o valor construído com esta Revolução, que trouxe miséria para uns e luxo para outros.
Valores mal estruturados e que hoje envenenam a vida humana.
Porque, junto com a vontade de riqueza e exclusividade, vem o preconceito, vem o descaso e a indiferença pela natureza..
Movimentos absurdos criados ao decorrer dos anos foram superados teoricamente (apartheid, nazismo ou fascismo,feminismo, e tantos outros ismos perdidos), mas na prática. HA.
Ainda hoje, com tanto avanço, tem gente que morre por nascer com a pele negra.
Estamos falando de atos de violência praticados por seres humanos que agridem outros seres humanos por serem diferentes.
Outro valor construído por esta cultura vermelha e branca é este, o problema com as diferenças, com homossexuais, negros, brancos, bichos e independente de qual a diferença, que sofrem por serem quem são.
Olha que absurda esta frase : Sofrem por serem quem são.
E ninguém sabe realmente quem sustenta esta estrutura que traz tristeza e castigo a muitos seres humanos, que merecem ser felizes , que merecem atenção. Mas que são abandonados e trocados por altos salários de 26 mil reais por mês. Não temos noção de quanto o aumento dos salários dos salafrários fará falta na educação, na saúde e na vida das pessoas que não chegam a receber um real por dia.
E o que mais entristece é o fato de que as pessoas não se dão conta disto, ou que não ligam, já que precisam viver suas vidas, e acreditam que nada vai ser diferente, mesmo que se descabelem.
Porque, se todos vissem que tem gente que não come todos os dias, que não dorme todos os dias, que não ama alguém, que não tem um lugar para morar e que não sabem o que é carinho, algumas coisas poderiam mudar.
Que tem crianças que sofrem todos os tipos de exploração, que elas sofrem. Que não são felizes. Mas que também são crianças.
Que existem jovens que não estudam, mas que precisam fazer malabarismo no farol para dar dinheiro para pais viciados, ou para ver se tem leite para os irmãos menores. Que ainda têm de passar por humilhações diariamente, porque tem gente que tem MEDO deles! E é bom enquanto ainda não são traficantes ou enquanto não roubam.
E a culpa de eles roubarem é de quem fecha o vidro e não dá um pão pro moleque comer e dividir.
Que existem adultos que crescem sem saber o que é familia ou o que é ler, escrever e etc.
Eu sei que não são todos os casos que são assim, mas em toda a amplitude do problema, em geral, estamos falando disto ai.
De seres humanos, que ficam na porta do shopping esperando uma migalha se quer, de alguem que tem coragem de dizer que nao tem um real para dar depois de gastar quinhentos em porcarias.
E estas pessoas vivem excluidas, e continuarão sendo, até que os governantes olhem por elas, ou até que as pessoas cheguem a um ponto de consciencia que permita a elas dividirem o muito que têm com os que não têm nada.

Foi previsto que o Capitalismo vai se destruir, e vai mesmo. Mas até lá ele terá matado muitas pessoas e terá destruído muitas famílias. Terá fragmentado muitas almas.
Porque poder (o maior objetivo dos introduzidos neste sistema economico) corrompe, despedaça e extirpa qualquer vestigio de humanidade e compaixão. E ele te engole.
Na busca pelo poder, você se torna fraco. Fraco e vulnerável.

Porque, no nosso mundo o valor do individuo é constantemente medido em comparação à sobrevivência de um sistema, seja ele político, econômico, social ou religioso, na verdade, de qualquer sistema.
E de uma forma ou de outra isto está por trás de cada luta pelo poder, de cada preconceito, de cada guerra e de cada abuso de relacionamento. É o paradigma que construimos, é a matriz, uma trama diabólica à qual estamos presos, mesmo que completamente inconscientes da sua existencia.Então, toda vez que usamos o poder para nos proteger, estamos cedendo à matriz.

Se tivessemos aprendido, desde lá o começo, a considerar que as preocupações alheias têm tanto valor quantos as nossas, não haveria necessidade de hierarquia, não haveria necessidade deste texto, nem de tantas lutas. Porque nunca existiu socialismo, nunca existiu capitalismo, nunca existiu feudalismo.
O que existiu foi a manifestação humana , e a demonstração sincera de seus sentimentos egoístas ou solidários, e que não foram devidamente controlados. Mas que interfere diretamente na vida (e na morte) de muitos outros humanos.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

child

Depois de tudo o que já pensei na minha vida, percebi que as crianças são os unicos seres puros e amáveis no mundo.
Já amava muito a sua presença, mas nunca vi tão de perto este amor.
Porque, elas são a esperança de luz para esta podridão.
Porque todas as pessoas hoje, estão muito preocupadas em viverem para si mesmas.
Em se relacionarem para si mesmas. Para seu próprio bem estar.
E as crianças não vivem neste convencionalismo nojento, que estamos vivendo todos os dias.
Em que as pessoas precisam ser algo para serem amadas e aceitas.
As crianças são vivas e cheias de vontade de aprender.
E cheias de coisas para aprender, e aceitam o fato de não saberem nada.
E não se pode entender porque que ao crescerem pouco, perdem isto.
Também não têm o medo do erro, onde fazem acertar na maioria das vezes, além de aceitarem seus sentimentos, e não ficarem guardando-os para sofrê-los sozinha.
Sempre que preciso, pensam em todos e ficam juntos tentando solucionar da melhor forma para todos.
Se preocupam enormemente se vão estar no lugar de alguém, ou se estarão maltratando os animais.
É claro que as que não se encaixam neste perfil são frutos de pais suínos que são tão ruins que são capazes de corromper almas tão pequenas, mas tão grandes e tão cheias de amor.

Crianças são sábias.

Carnificina

Esta guerra absurda do Rio de Janeiro, que aliás, não pode ter seu inicio marcado para este mes, ou esta semana, ou ontem ou hoje.
Esta guerra é decorrente de muitos anos de ausência de auxilio governamental.
De uma falha estrutura.
Pessoas não tinham onde morar e se aglomeraram nos morros, sem condições básicas de vida.
Inventaram correntes elétricas, puxaram rede de agua e esgoto.
Depois de anos que conseguiram 'legalizar' esta situação, pois o governo teve de engoli-los ali, no topo da cidade.
Vivendo em lugares arriscados para quem construia e para quem nascia ali.
E eles se depararam com o preconceito e as barreiras para encontrar emprego, quando a unica forma de sobrevivencia que encontraram foi a ilegalidade.
Porque o governo (a representação legal do povo), não lhe dava emprego, nem as transnacionais que estavam INVADINDO nuestro país.
Eles INVENTARAM (mais uma vez) uma forma de trabalhar. E dai o governo teve de engolir mais uma vez, e sabe por quê ? Porque eles tinham aliados, dentro do proprio governo que ganhavam tanto dinheiro quanto eles no tráfico. A policia também. Para que combater ?
Agora, a estrutura destes traficantes é muito maior do que um dia se imaginou, e burro é quem acha que eles são burros.
Porque por uma rede de esgoto eles ludibriaram nossa querida e eficaz policia (militar, marinha, aeronautica, civil e BOPE).
Eles, estão aí, e não podem ser apagados com armas, tanques, fuzis etc. Porque eles vivem, respiram e pensam.
Porque eles são pessoas, e só estão errados porque deram esta opção a eles.. porque fizeram com que eles recorressem a este tipo de vida.
Porque não cuidaram destas pessoas, que abandonadas se viram à margem de uma sociedade que faz questão de selecionar quem merece viver 'dignamente' e quem não merece.
Aliás, quem merece ser 'feliz'.
Aspas , porque mais uma vez neste blog, digo que os conceitos estão destruidos, e dignidade e felicidade não são nem de longe o que a sociedade diz que é.

Porém, acredito que todas as pessoas são capazes de ser felizes sem um bando de malditos almofadinhas ditando como vai ser as suas vidas, indiretamente.
E não existiria tráfico, e nem  guerra, e nem desigualdade, e nem estes canceres do mundo !
Existiriam pessoas, que juntas estariam vivendo. Numa simplicidade inegualavel.
Numa harmonia e sintonia imensa, onde todos seriam amigos, e não existiriam pais nem mães, nem tios.
Todos seriam o mesmo órgão.
A Terra.
E o que seria Dinheiro?
As pessoas não vão acordar deste pesadelo tão cedo, deste sonho de viver num mundo encantado de consumo. Consumindo estas vidas que agora estao sendo perdidas pras balas dos policias, pseudo-buscadores da paz.